Alergia em cães e gatos

A alergia em cães e gatos é uma doença de origem genética que causa uma inflamação crônica da pele e acomete animais no mundo todo, sendo o grupo de doenças de pele mais diagnosticado no atendimento de pequenos animais. A sua prevalência é tão frequente em animais quanto em pessoas. Veja também nosso Veterinário.

Trata-se de uma resposta imunológica exacerbada após a exposição a substâncias que tem potencial alérgeno. Alérgeno é toda aquela substância capaz de desenvolver resposta de hiperssensibilidade. Os alérgenos mais comuns são: picadas de insetos, ácaros, fungos, pólens e até mesmo proteínas da dieta.

O principal sintoma de alergia em cães e gatos é a coceira, denominada prurido, que na maioria dos casos é intenso. Outros sintomas incluem vermelhidão, descamação, cheiro forte e queda de pêlos. A alergia em cães e gatos muitas vezes é a causa primária de problemas de pele persistentes. Importante notar que nem toda a coceira é causada por alergia em cães e gatos. Outras doenças como infecções de pele, hormonais e até mesmo sarnas podem causar sintomas semelhantes. O prurido ou coceira pode se manifestar como mordedura ou lambedura das patas, inflamações de orelha e até arrancamento de pêlos. Animais com prurido grave podem até se mutilar. Saiba mais sobre Clinica Geral.

As principais formas de alergia em cães e gatos são:

- Atopia ou dermatite atópica.

- DAPE (Dermatite alérgica a picada de ectoparasita).

- Hipersensibilidade alimentar.

A alergia em cães e gatos predispõe a doenças secundárias como infecções recorrentes, dor crônica e estresse. As alergias acometem desde animais jovens até maduros, a maioria dos casos manifestam os primeiros sintomas entre 1-5 anos de idade. O diagnóstico de alergia é clínico e exige formação e experiência dermatológica do veterinário. Existem exames complementares que podem auxiliar na identificação do alérgeno, como os testes alérgicos intradérmicos. Saiba mais sobre Dermatologia

A alergia em cães e gatos é uma doença que não tem cura, mas devidamente tratada é possível o controle e o tão merecido bem estar. O tratamento de alergia em cães e gatos consiste em controle da coceira, prevenção de contato com os alérgenos, banhos frequentes com produtos adequados, dieta especial, manejo ambiental e até mesmo imunoterapia.

Veja aqui nossas entrevistas sobre alergia em cães e gatos.

Dicas para o banho de cães e gatos alérgicos:

- Respeite o intervalo de banhos indicado pelo veterinário dermatologista.

- Temperatura da água deve ser morna ou fria.

- A pele não deve ser esfregada com unhas ou escovas e sim gentilmente massageada.

-O tempo de ação do xampu deve ser 10 minutos, a pelagem deve ser massageada neste período.

- A secagem deve ser feita preferencialmente por soprador e toalha. Se necessário o uso de secador prefira morno e distante. As orelhas devem ser secadas gentilmente com algodão. As patas devem ficar bem secas.

- A escovação intensa pode irritar mais a pele. Saiba mais sobre Oftamologia

- Evite perfumes e outros xampus não indicados pelo veterinário dermatologista. A exposição contínua aos alérgenos piora os sintomas como a coceira intensa, estresse, infecções secundárias e pode levar ao sofrimento com baixa qualidade de vida.

Veja mais conteúdos aqui.