Células Tronco

A Medicina Veterinária vem passando por uma revolução tanto no campo diagnóstico como no terapêutico e acreditamos que estes avanços vêm ocorrendo praticamente como na medicina humana.

Os animais de companhia têm se tornado parte integrante das famílias. A relação homem-animal tem sido citada e abordada pela sociologia, psicologia, antropologia, medicina veterinária e outras ciências. As evidências da amizade entre o homem e os cães datam de mais de 10 mil anos. Estas evidências tornaram-se fatos, devido à descoberta de ossos de homens e cães na mesma tumba. Conheça nossos exames de Função Renal

Devido a esta interação, estes animais tornaram-se ANIMAIS DE COMPANHIA. Ao longo dos anos foi possível perceber que cuidar desses animais era o mesmo que cuidar de sua família, resultando em significativa melhora em sua qualidade de vida. Desta forma, os avanços na medicina veterinária vêm crescendo consideravelmente.

Por isso entendemos que a busca de novos tratamentos para aliviar e até mesmo curar as doenças deve ser incansável.Assim a TotalVet fez uma parceria com a CELLTROVET, um banco de células-tronco

que investe em pesquisa e na formação de profissionais de excelência visando garantir o melhor tratamento para seu animal.Nos últimos anos, uma nova área da medicina, denominada medicina regenerativa, vem sendo desenvolvida, abrindo perspectivas inovadoras para o tratamento de doenças consideradas até então incuráveis. Conheça nossos exames Função Hepática

Devido a sua capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares, as Células tronco em cães e gatos, quando reintroduzidas no organismo, passam a adquirir a morfologia e funcionalidade das células locais, possibilitando o reparo de órgãos e tecidos lesados. Tais características sugerem que as células tronco são responsáveis pela manutenção de todos os tecidos do organismo, ou seja, todo órgão e/ou tecido, após o nascimento, possuem a capacidade regenerar-se após uma lesão.

Tal fatose deve a liberação de fatores, por parte das células presentes no local do local, que irão fazer com que as células tronco se diferenciem nas células características do órgão e/ou tecido. Esta característica constitui a base do que hoje denominamos de medicina regenerativa. Desta forma, as células tronco em cães e gatos demonstram possuir um potencial revolucionário, graças às suas características biológicas.pela sua manutenção durante toda a vida. Essa manutenção ocorre graças

à sua plasticidade, capacidade de auto renovação e atividade de um grande número de moléculas bioativas, que atuam modulando a resposta inflamatória, angiogênese e mitose das células envolvidas no processo de reparação tecidual. Conheça nossos exames Sorologia de Raiva

As células tronco em cães e gatos são encontradas nos diversos órgãos e tecidos de organismos adultos estando situadas em um ambiente denominado de “nicho de células-tronco” o qual as mantêm não diferenciadas, em regime de espera (Stand-by). Durante a vida do indivíduo, as células-tronco garantem a renovação constante das células saudáveis como, por exemplo, a descamação da pele ou produção de sangue.

Quando ocorre uma doença, trauma ou injúria, os “nichos das células-tronco” são ativados pelo organismo para regenerar o tecido lesado ou atuar no organismo inteiro, como no caso das doenças degenerativas, leucemias, etc.

A idéia da utilização de células tronco em animais como cães e gatos terapeuticamente se baseia no conhecimento da sua biologia o qual foi adquirido durante século XX sendo aprimorado nos anos recentes. Uma das primeiras terapias com células tronco utilizadas foi o transplante de medula óssea heterólogo (entre indivíduos diferentes). Tendo em vista que as células sanguíneas induzem uma resposta imunológica severa, os pacientes precisavam, como ainda precisam, ser submetidosa testes de compatibilidade imunológica, de forma evitar a rejeição ao transplante. Posteriormente, surgiu a ideia da utilização de células tronco no tratamento de outras doenças, traumas e lesões. A descoberta dos métodos do isolamento das células tronco da medula óssea, o cultivo in-vitro emdesenvolvimento de marcadores permitiram uma melhora significativa na qualidade das pesquisas de terapia celular com células tronco. Veja também nosso Raspado de Pele

Há vários mecanismos possíveis de regeneração tecidual já conhecidos na terapia com células tronco em cães e gatos:

1. aumento no número das células tronco intrínsecas (do próprio indivíduo) capazes de repor as células lesadas;

2. recrutamento de células tronco intrínsecas;

3. transdiferenciação das células tronco do sistema hematopoiético em células tronco teciduais;

4. fusão da célula recipiente, comprometida com a perda de sua função, com as células tronco doadora (saudáveis), reconstituindo função;

5. liberação de fatores de crescimento locais que contribuem para o recrutamento de novas células tronco intrínsecas e assim como no reparo tecidual;

6. aumento na vascularização local devido à formação de novos vasos sanguíneos;

7. efeito anti-inflamatório e anti-apoptótico

8. efeito parácrino e autócrino.

O objetivo da terapia com Células tronco em cães e gatos disponibilizada pela TotalVet visa fornecer a melhora da qualidade de vida nos animais, e em alguns casos, a cura total da doença. A terapia com células tronco em cães e gatos veio como uma luz no fim do túnel para doenças crônicas que acometem cães e gatos. A TotalVet estabelece diversos fatores de segurança, tais como:

• Aplicação de produto composto por concentrado 100% de células tronco.
  • Rigorosos protocolos de processamento e métodos de controle de qualidade.
  • Seleção e acompanhamento do animal pela nossa equipe.

Contamos com diversas pesquisas e publicações científicas na área, o que garante a eficácia do tratamento. Embora a terapia com células tronco em cães e gatos ainda não possa ser utilizada terapeuticamente em todas as doenças, seu potencial vem sendo comprovado a cada dia como uma forma de tratamento mais seguro, preciso, e que não expõe seu animal a drogas e seus possíveis efeitos colaterais.

Estudos têm demonstrado que a terapia com células tronco em cães e gatos tem proporcionado significativa diminuição da dor e considerável melhoria na qualidade de vida. A terapia com células tronco em cães e gatos em alguns casos promove a cura completa do animal. Com base na pesquisa científica, nossa equipe de veterinários em parceria com o banco de células tronco desenvolveu protocolos para o tratamento de diversas doenças. Conheça nossos exames Citologia

Doenças tratadas com células-tronco em cães e gatos:

• Osteoartrites
  • Fraturas e fissuras ósseas
  • Lesões na coluna
  • Displasia coxofemoral
  • Insuficiência renal crônica
  • Sequelas da Cinomose
  • Lesões tendíneas e ligamentares
  • Aplasia de medula

Colheita de células-tronco em cães e gatos

A colheita de células tronco em cães e gatos é obtida través do tecido adiposo (gordura) de doadores jovens selecionados e livres de doenças contagiosas. As células-tronco de tecido adiposo além de serem comprometidas com a diferenciação adipogênica e angiogênica podem se diferenciar tanto em células musculares lisas como em células endoteliais (Planat-Benard V et. al., 2004; Grainger SJ et. al., 2013; Nauta A. et. al., 2013).

Este achado ampliou significativamente o nosso conhecimento sobre as células tronco do tecido adiposo, sugerindo que o mesmo contém células tronco com propriedades semelhantes, embora não idênticas às células tronco derivadas da medula óssea. Atualmente, nos referimos a estas células como: células-tronco do tecido adiposo.Estudos demonstraram que além da capacidade de se diferenciarem em células precursoras de vasos sanguíneos, as células tronco adultas multipotentes são capazes de liberar potentes fatores angiogênicos (Cousin B. et. al., 2003; Amos PJ et. al., 2008; Liao X et. al., 2008). Sabe-se que a quantidade de células tronco no tecido adiposo, após a digestão, enzimática com colagenase e subsequente eliminação dos adipócitos maduros é de 1 para 500 células (endoteliais, sanguíneas e outras).

Estes valores representam quinhentas vezes mais quando comparado com a frequência de células tronco que pode ser isolada da medula óssea (1 para 50.000). Desta forma, espera-se uma maior eficiência na terapia celular quando se utiliza célula-tronco em cães e gatos originárias do tecido adiposo, em comparação as células tronco isoladas da medula óssea.

A característica mais atrativa do tecido adiposo como fonte de Células tronco em cães e gatos é a sua facilidade de coleta não apresentando nenhum comprometimento para a saúde animal doador.

Comparado com outros tecidos, o tecido adiposo permite a obtenção de grandes quantidades de células tronco em cães e gatos, logo estas são processadas, expandidas e crio preservadas.

O tratamento com Células tronco em cães e gatos dispensa uso de anestesia, pois implica em aplicações mensais por via intravenosa. Conheça nossos exames Biópsia