Você esta aqui: Home » Alergia cães

Alergia cães

A alergia em cães e gatos é uma das doenças de pele mais atendidas na rotina clínica . A alergia em cães e gatos é uma resposta exacerbada do organismo frente à situações de exposição a substâncias comuns no ambiente, como poeira , fumaça de cigarro, pólen, ácaros e etc. A alergia em cães e gatos é uma doença que não tem cura, mas devidamente tratada é possível o controle e o tão sonhado bem estar.

As alergias em cães são freqüentemente a causa primária de problemas de pele persistentes, embora seja importante notar que nem toda a coceira é devido a alergia nos cães. As doenças da tireóide, infecções de pele, pulgas e micoses podem causar sintomas semelhantes.

A coceira é o principal sinal de alergia em cães e gatos. Outros sintomas incluem: morder ou lamber as patas, lesões no dorso, virilha e axilas, falta de pêlos na face e região periocular. As alergias manifestam-se principalmente na pele de cães e gatos. As principais alergias são DAP, Atopia e Hipersenssibilidade alimentar.

As alergias em cães têm várias causas, sendo que algumas delas têm origem genética. Filhos de pais com problemas de alergias em cães, têm grande probabilidade de desenvolver algum tipo de problema alérgico durante sua vida. Os sinais de alergia em cães aparecem após o contato com determinados alérgenos por vários meses ou até após alguns anos.

Após um exame clínico completo, seu Médico Veterinário irá coletar uma pequena amostra de sangue de seu animal e irá encaminhar ao Laboratório. A amostra de sangue será submetida a uma bateria de mais de 80 testes diferentes, verificando-se a sensibilidade para inúmeros agentes causadores das alérgicas,

Existem várias maneiras de tratar alergias em cães e gatos diferentes ou combinações de tratamentos para controlar os sintomas clínicos das alergias em cães e gatos. Medicamentos a base de corticosteróides de curta ação são geralmente utilizados durante um pequeno período de tempo para aliviar os sintomas da alergias em cães e gatos.

A DAP (dermatite alérgica à picada ) é responsável por 70 % de todas as dermatites alérgicas, e pode ser causada por picada de pulgas, carrapatos e pernilongos.

A exposição contínua a alérgenos piora os sintomas, causando estresse, infecções secundárias e sofrimento.

A hipersensibilidade alimentar corresponde a 20 % e a atopia corresponde a 10% das dermatites alérgicas.

A imunoterapia consiste na aplicação de alérgenos afim de aumentar a resistência natural do animal, é um tratamento de longo prazo para alergia que elimina o uso de outros tratamentos.

Banhos com medicamentos adequados, orientações nutricionais e manejo adequado melhoram a qualidade de vida do animal alérgico.

Saiba mais sobre o Veterinário

Ligue para (11) 3209-4624 / atendimento@totalvet.com.br