Alergia em cães

Imagem ilustrativa para Alergia em cães

A alergia em cães é uma doença de origem genética que causa inflamação crônica da pele, sendo o grupo de doenças de pele mais diagnosticado no atendimento de pequenos animais. A alergia em cães consiste em uma resposta imunológica exacerbada após a exposição a substâncias que possuem potencial alérgeno.

Alérgeno é toda substância capaz de desenvolver resposta de hipersensibilidade, sendo as mais comuns: picadas de inseto, ácaros, fungos, pólens e até mesmo proteínas da dieta. O principal sintoma da alergia em cães é a coceira, também conhecida como plurido, que na maioria dos casos é intenso. Ouitros sintomas da alergia em cães são: vermelhidão, descamação, cheiro forte e queda de pelos.

Principais informações e tratamentos para alergia em cães

As principais formas de alergia em cães são: atopia ou dermatite atópica; DAPE (dermatite alérgica a picada de ectoparasita) e; hipersensibilidade alimentar. A alergia em cães predispõe a doenças secundárias como infecções recorrentes, dor crônica e estresse.

A alergia em cães acomete desde animais jovens até maduros, com a maioria dos casos manifestando os primeiros sintomas entre 1 e 5 anos de idade. O diagnóstico da alergia em cães é clínico e também existem exames complementares que podem auxiliar na identificação do alérgeno, como os testes alérgicos intradérmicos.

A alergia em cães é uma doença que não tem cura, mas devidamente tratada é possível controlá-la e proporcionar maior bem-estar ao animal. O tratamento de alergia em cães consiste no controle da coceira, prevenção de contato com os alérgenos, banhos frequentes com produtos adequados, dieta especial, manejo ambiental e imunoterapia.

A Total Vet é uma clínica veterinária especializada no tratamento de alergia em cães

A Total Vet é uma clínica veterinária que possui excelente estrutura e profissionais altamente capacitados para oferecer um excelente atendimento para doenças como alergia em cães, entre outras.

Entre em contato com a Total Vet para marcar uma consulta e iniciar o tratamento de alergia em cães.

Saiba mais sobre Alergia em cães