Luxação Patelar em Cães

A Luxação Patelar em Cães é uma doença ortopédica que acomete os cães causando o desencaixe das articulações dos joelhos, pode ser de origem congênita ou traumática (atropelamento, queda, fratura). A Luxação Patelar em Cães ocorre devido a perda de intimidade articular da patela junto ao fêmur e tíbia.

A patela (antigamente denominada rótula) é um pequeno osso que está localizado no centro do joelho e desliza dentro de um sulco no fêmur denominado sulco troclear.

Sua principal função é orientar e alinhar o joelho junto ao músculo quadríceps.

A Luxação Patelar em Cães congênita é uma doença ortopédica muito comum em cães de pequeno porte, mas pode acometer cães de qualquer raça.

As raças caninas mais acometidas pela Luxação Patelar em Cães são: Yorkshire, Poodle, Shih tzu, Lhasa Apso e Daschund.

Os cães podem apresentar quatro diferentes graus de Luxação Patelar em Cães, mas a maioria apresenta um grau mais leve da luxação com sinais de dor, claudicação (manqueira) e dor muito inconsistentes.

A Luxação Patelar em Cães predispõe o cão a desenvolver uma degeneração articular denominada artose, assim pode ocorrer o agravamento da dor e até a falta de apoio.

O diagnóstico da Luxação Patelar em Cães é clínico, ou seja, o médico veterinário treinado consegue através de uma simples manobra do joelho diagnosticar a Luxação Patelar em Cães. O exame radiográfico pode auxiliar para avaliar o grau de artrose.

Os primeiros sintomas de Luxação Patelar em Cães são a dor e a manqueira intermitente, principalmente durante caminhadas e exercícios. Cães que apresentam um grau leve de Luxação Patelar em Cães podem reduzir ou encaixar novamente a patela apenas com a extensão do membro.

É muito comum o diagnóstico tardio, pois a maioria dos cães são assintomáticos devido a maior incidência ser de grau leve de Luxação Patelar em Cães.

O tratamento da Luxação Patelar em Cães é cirúrgico, onde é realizado uma reconstrução articular do sulco troclear e ligamentos. Os resultados são muito satisfatórios.

O período de recuperação ocorre dentro de 30 dias. Após a alta estes cães que apresentam Luxação Patelar em Cães não vivem com restrições.

Saiba mais sobre Luxação Patelar em Cães