Dermatite atópica

A dermatite atópica em cães é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. A dermatite atópica em cães acomete cães geneticamente predispostos. Ocorre a formação de anticorpos contra agentes ambientais, microorganismos e irritantes. Saiba mais sobre Ortopedia.

Logo ocorre uma cascata de eventos como deficiência na função de barreira da pele, falha na resposta imune antimicrobiana e hiper-reatividade da pele. É muito comum o cão atópico apresentar infecções de repetição como: dermatites estafilocócicas, otites, pododermatites e até blefarites.

A dermatite atópica em cães atualmente acomete a pele de mais de 30% dos cães que vivem em centros urbanos. Saiba mais sobre Cardiologia.

A dermatite atópica em cães gera uma reação de hipersensibilidade a inúmeros alérgenos ambientais, cujos podem ser absorvidos pela pele, por inalação e até mesmo pela ingestão.

A pele do cão com dermatite atópica em cães apresenta uma falha na função de barreira protetora, assim predispõe a perda de água, o que torna a pele do cão atópico mais ressecada, facilitando a entrada de agentes alérgenos ambientais.

A coceira intensa é o sinal mais comum da dermatite atópica em cães, o grau de coceira é bem intenso e inclui desde lambedura de patas até a mordedura. A maioria dos cães com dermatite atópica em cães apresentam coceira diurna e noturna. Saiba mais sobre Odontologia.

Alguns cães apresentam otite como sinal único de dermatite atópica em cães. O principal perfil do animal com dermatite atópica em cães é o cão de raça pura, pequeno porte e que vive em apartamento. A dermatite atópica em cães promove condições ideais para um crescimento exacerbado de germes comuns na flora comum da pele canina, como bactérias e fungos, estes são também conhecidos como super-antígenos, que tendem a complicar ainda mais a inflamação da pele e geram por sua vez mais coceira.

Os cães atópicos podem apresentar os primeiros sinais antes do terceiroa partir dos 6 meses de vida, 1-3 anos de vida. Outros sintomas da dermatite atópica em cães incluem: vermelhidão da pele, descamação, queda de pelo escurecimento da pelagem e cheiro forte.A dermatite atópica em cães pode acarretar lesões no corpo todo, mas as regiões mais comumente acometidas são: patas, axilas, virilhas, flexuras, orelhas, perianal e periocular. Saiba mais sobre Cirurgia e criocirurgia.

Inúmeros fatores complicam e perpetuam a dermatite atópica, por exemplo:

• Picada de insetos (pulgas, carrapatos, formigas, pernilongos).
  • Aeroalérgenos (alérgenos inalantes: ácaros, pólens). e trofoalérgenos (proteínas da dieta)
  • Endócrinos (doenças hormonais), obesidade e piodermites (infecções bacterianas)
  • Manejo (banhos inadequados, produtos mal indicados)
  • Dermatofitoses (infecções fúngicas)
  • Comportamentais (ansiedade)

A Total Vet oferece todo o suporte para o animal atópico, desde o diagnóstico, exames dermatológicos e terapia médica. Realizamos testes intradérmicose até imunoterapia específica. O tratamento da dermatite atópica em cães exige muita dedicação do proprietário e do veterinário. A resposta individual de cada cão é variável, assim como a sua exposição aos alérgenos. O tratamento da dermatite atópica em cães pode ser divido em tratamento de ataque a fim de combater crises e tratamento de manutenção (preventivo). Nosso veterinário dermatologista tem vasta experiência em dermatite atópica em cães, o que permite ao cão atópico ter uma boa qualidade de vida e saúde.

Veja mais conteúdos aqui.