Luxação Patelar em Cães

A luxação patelar é uma doença ortopédica que acomete os cães causando o desencaixe das articulações dos joelhos, pode ser de origem congênita ou traumática (atropelamento, queda, fratura). A luxação patelar ocorre devido a perda de intimidade articular da patela junto ao fêmur e tíbia. Procurando por Endoscopia

A patela (antigamente denominada rótula) é um pequeno osso que está localizado no centro do joelho e desliza dentro de um sulco no fêmur denominado sulco troclear.

Sua principal função é orientar e alinhar o joelho junto ao músculo quadríceps.

A luxação patelar congênita é uma doença ortopédica muito comum em cães de pequeno porte, mas pode acometer cães de qualquer raça. Veja nossos artigos sobre Alergia em cães e gatos

As raças caninas mais acometidas pela luxação patelar são: Yorkshire, Poodle, Shih tzu, Lhasa Apso e Daschund.

Os cães podem apresentar quatro diferentes graus de luxação patelar, mas a maioria apresenta um grau mais leve da luxação com sinais de dor, claudicação (manqueira) e dor muito inconsistentes.

A luxação patelar predispõe o cão a desenvolver uma degeneração articular denominada artose, assim pode ocorrer o agravamento da dor e até a falta de apoio.

O diagnóstico da luxação patelar é clínico, ou seja, o médico veterinário treinado consegue através de uma simples manobra do joelho diagnosticar a luxação patelar. O exame radiográfico pode auxiliar para avaliar o grau de artrose. Veja nossos artigos sobre Células tronco

Os primeiros sintomas de luxação patelar são a dor e a manqueira intermitente, principalmente durante caminhadas e exercícios. Cães que apresentam um grau leve de luxação patelar podem reduzir ou encaixar novamente a patela apenas com a extensão do membro.

É muito comum o diagnóstico tardio, pois a maioria dos cães são assintomáticos devido a maior incidência ser de grau leve de luxação patelar.

O tratamento da luxação patelar é cirúrgico, onde é realizado uma reconstrução articular do sulco troclear e ligamentos. Os resultados são muito satisfatórios. Veja nossos artigos sobre Dermatite atópica

O período de recuperação ocorre dentro de 30 dias. Após a alta estes cães que apresentam luxação patelar não vivem com restrições.

Saiba mais sobre Luxação Patelar em Cães

Ligue para (11) 3209-4624 / (11) ou entre em contato por email.

Outros assuntos relacionados a Luxação Patelar em Cães
Tags desta página: Luxação Patelar em Cães, Luxação, Luxação - Medicina Veterinária, no Brasil, Patelar, Luxação Patelar em Cães
O texto acima "Luxação Patelar em Cães" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.